Artesão é premiado por transformar pneus em decoração

Em um período de dois anos e meio, o servidor público federal e artesão autodidata Cláudio Pereira da Silva Barros, morador de Palmas, evitou que cerca de 6 mil pneus fossem descartados no lixo. A contribuição ao meio ambiente começou no dia em que foi em uma borracharia e viu a quantidade de pneus que seriam descartados e, a partir daí, passou a pesquisar a melhor alternativa para reutilizá-los. O produto é transformado em vasos para plantas, camas para cachorros e gatos e outros itens de decoração. A iniciativa foi premiada na 1ª edição do Prêmio Mérito Ambiental, na categoria Troféu Responsabilidade Ambiental.

O tempo de decomposição de um pneu é em torno de 600 anos, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Comecei pesquisando, na internet, o que eu poderia fazer para reaproveitar o material. Assim, optei em transformar os pneus em itens de decoração, testando sozinho, sem nenhum curso. Agora, a demanda é tão grande que atendo só por encomenda”, explicou Cláudio, que usa semanalmente 50 arcos de borracha para a fabricação das peças.

Transformar pneus descartados

Por mês, o artesão por vocação confecciona cerca de 150 peças. “Na época que fui à borracharia, vi que havia uma montanha de pneus e aquilo me incomodou muito, ainda mais quando o borracheiro falou que descartava no ecoponto e não sabia o que era feito depois”, relembrou. Segundo Cláudio, desde que começou, há dois anos e meio, nunca mais parou. “Consegui ajudar o meio ambiente, complemento minha renda mensal e ainda serve como terapia quando estou na produção das peças”, destacou Cláudio, que cobra entre R$ 10 e R$ 100, dependendo da encomenda.

A decisão de se inscrever no Prêmio Mérito Ambiental, de acordo com Cláudio, foi para conhecer novos projetos e também mostrar que é possível ajudar o meio ambiente por meio da reutilização de resíduos que muitos acham que não teriam mais utilidade. “Acredito, sim, que cada um pode contribuir de forma participativa pela preservação da natureza. Consumir menos e reaproveitar mais são ações que podem fazer parte do nosso dia a dia”, defendeu.

Prêmio Mérito Ambiental

Uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins homenageou pessoas físicas e jurídicas por contribuições à preservação e à conservação dos nossos recursos naturais, além da redução de impactos e das boas práticas ambientais em diversas áreas. As inscrições foram realizadas entre os meses de abril e maio e a premiação ocorreu no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e como parte da programação da 23ª Semana do Meio Ambiente no Tocantins.

Fonte: Portal Tocantins (com alterações)