Consumidores impactam mais o meio ambiente do que as indústrias da China, afirma pesquisa

Há uma consciência geral de que, nos últimos anos, a China tenha gerado mais emissões de carbono do que qualquer outro país devido ao seu enorme setor industrial. Porém, de acordo com um novo estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, para saber o que causa o maior impacto no planeta é preciso olhar para os principais fatores de influência, como a indústria e a agricultura.

Com essas perspectiva, os pesquisadores concluíram que os cosumidores domésticos são, de longe, “os maiores poluidores do planeta”. Em outras palavras, antes de começar a culpar países inteiros pela atual situação ecológica do planeta, é preciso “analisar os hábitos de consumo de cada um”.

“Se você olhar com base no consumo per capita, os danos ambientais chineses são pequenos. Eles produzem uma grande quantidade de produtos, mas exportam a maioria. É diferente colocar a responsabilidade desses impactos sobre o consumidor, e não no produtor”, disse a pesquisadora Diana Ivanova, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Em sua análise, publicada no Journal of Industrial Ecology, os pesquisadores examinaram o impacto ambiental dos consumidores em 43 países e 5 regiões do mundo.

Ao medir “impactos secundários” – os efeitos ambientais de produção dos bens e produtos que compramos todos os dias -, os pesquisadores disseram que os consumidores são responsáveis ​​por mais de 60% das emissões de gases de efeito estufa do mundo, e por até 80% do uso global de água.

“Nós gostamos de colocar a culpa em alguém, seja no governo ou em empresas. Mas entre 60 e 80 por cento dos impactos sobre o planeta são provenientes do consumo das famílias. Se mudarmos nossos hábitos de consumo, isso teria um efeito drástico sobre a nossa pegada ambiental”, disse Ivanova.

Sobre os impactos dos consumidores com base no local onde vivem, os pesquisadores encontraram um padrão: quanto mais rico um país, mais seus habitantes consomem, provocando maior impacto no planeta. Os alimentos possuem papel fundamental, sendo que as nações ricas comem mais carne, produtos lácteos e alimentos processados – que possuem enorme impacto sobre os recursos de terra e água.

Fonte: Rede TV