Designers utilizam lixo plástico dos oceanos para confeccionar materiais com impressora 3D

Designers gregos tiveram uma iniciativa de transformar o lixo plástico dos oceanos em materiais para impressão 3D.

A cada verão, as ilhas da Grécia são invadidas por turistas que carregam consigo uma grande quantidade de resíduos plásticos, que acabam poluindo as belas praias da região. Entre os piores vilões estão as garrafas de água que são deixadas para trás. Essa situação ocorre no mundo inteiro, levando cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos para nossos oceanos.

Transformando o lixo plástico dos oceanos

Numa aposta para transformar esses resíduos em material bruto de valor, um time de designers gregos criou a The New Raw, iniciativa que oferece uma solução sustentável para a poluição causada pelo plástico, transformando o lixo em material bruto para impressão 3D.

“O plástico está em todo lugar. Como designers, estamos sempre pensando em soluções para ajudar a tornar algo tão negativo em algo positivo”, diz Panos Sakkas, cofundador da empresa.

O coletivo formado pela The New Raw utiliza plástico reciclado para construir abrigos para gatos de rua e fabricar material de construção que preenche rachaduras. Eles ainda possuem um programa que estimula crianças a reciclarem garrafas plásticas.

Quer saber mais sobre o projeto? Assista ao vídeo abaixo!

Fonte: thegrenestpost (com alterações)