Pesquisa revela que 91% dos brasileiros gostariam de viver mais perto da natureza

A pesquisa sobre o que o brasileiro pensa sobre as áreas protegidas e o meio ambiente, divulgada esta semana, foi encomendada pelo WWF-Brasil – ONG internacional que atua na área ambiental.

O IBOPE Inteligência perguntou quais são as razões de orgulho do país. 39% – maioria dos entrevistados afirmam sentir orgulho do meio ambiente e suas riquezas. O número teve uma queda. Em 2014, quando o percentual chegou a 58%.

Nove entre dez brasileiros gostariam de ter mais contato com a natureza.

Mateus Vilas Boas, estudante, de 22 anos, mora em Palmas. Ele afirma sempre que pode vai para Taquaruçu, distrito da capital tocantinense, aproveitar a vasta natureza e as cachoeiras da área.

A dificuldade de acesso e o alto custo do passeio são os motivos para que Mateus ainda não conheça a mais famosa unidade de conservação do Tocantins, o Jalapão.

De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados consideram que é dever dos governos cuidar dos parques, reservas e florestas. Mas em entrevista ao programa Viva Maria, Gabriela Yamaguchi, diretora de engajamento do WWF Brasil destaca uma mudança de mentalidade.

Mais da metade dos entrevistados consideram o desmatamento e a poluição das águas as principais ameaças a natureza.

Os dados apontam ainda que os brasileiros valorizam lugares que tenham paisagens naturais ao viajar e mais da metade da população permanece insatisfeita com as áreas verdes que possuem em suas cidades.

Fonte: EBC