Prefeitura de Santos lança roteiro online para observação de aves

Roteiro online para observação de aves é disponibilizado pela prefeitura de Santos, São Paulo.

Um passeio de observação de aves aberto ao público no Orquidário Municipal, na próxima terça (28), às 10h, marcará o lançamento do primeiro roteiro online para observação desses animais. A programação marcará a Semana do Meio Ambiente.

O hotsite (www.santos.sp.gov.br/circuitodasaves), também disponível na versão em inglês, indicará os dez locais mais interessantes para observar a avifauna. São os chamados hotspots, áreas com maior quantidade e diversidade de avistamentos.

Entre esses espaços estão a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, na Aparecida, a Pinacoteca Benedito Calixto, no bairro do Embaré ou o Engenho dos Erasmos, na Vila São Jorge, entre outros.

Roteiro online para observação de aves – Placas

Há um ano, com base no estudo da bióloga Sandra Pivelli, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), foram instaladas cem placas nos postes do jardim da orla e do Jardim Botânico Chico Mendes, no Rádio Clube. Os equipamentos retratam as primeiras 100 espécies catalogadas, de um total estimado em cerca de 200.

Todo o registro fotográfico das aves é de autoria do fotógrafo profissional Leonardo Casadei. O trabalho foi citado em blogs norte-americanos e europeus como exemplo a ser seguido por outras cidades.

A observação de aves (birdwatching, em inglês) movimenta, apenas nos Estados Unidos, mais de US$ 40 bilhões em turismo e equipamentos.

Hotsite: www.santos.sp.gov.br/circuitodasaves

Fonte: A Tribuna.com.br